NFC é sigla para Near-Field Communication, sendo esse um conjunto de padrões criados no ano de 2004 para definir regras de comunicação sem fios ( com base no RFID ) entre dispostivos pequenos e móveis como por exemplo: smartphones, tablets, cartões e qualquer dispositivo que tenha um chip NFC embarcado.
O grande diferencial dessa tecnologia é praticidade ao enviar e receber dados, basta aproximar dois dispositivos aptos e instantaneamente se forma um canal automático para compartilhar dados, arquivos, aplicativos, fotos, etc. E ao contrário de outras tecnologias sem fio como o Wi-Fi e Bluetooth, o NFC não exige autenticação para iniciar a comunicação, basta aproximar dois dispositivos e pronto.
Ainda comparando ao Bluetooth, o NFC tem alcance menor, porém o consumo de energia é consideravelmente menor do que qualquer método de comunicação reconhecida entre os dispositivos móveis.
Essa tecnologia está presente nos dispositivos Android (nem todos contam com o NFC, mas qualquer dispositivo high-end provavelmente recebe de fábrica um chip com essa tecnologia) desde a versão 2.3 Gingerbread e a popularidade do NFC só aumentou depois que foi apresentado junto ao Nexus S, dispositivo lançado em 2010 graças à parceria entre Google e Samsung.

Ao mesmo tempo que promoveu o NFC junto ao Nexus S, o Google também lançou um serviço chamado Google Wallet ( “uma espécie de Paypal do Google” ), transformando os dispositivos com NFC em verdadeiras carteiras virtuais e esse serviço de certa forma tornou-se um sinônimo do próprio NFC em si.
Exemplos de Uso do NFC no Android
Podemos ilustrar o NFC como uma catraca virtual, e olha que ela também pode ser usada no ônibus. Suas principais aplicações são:
Compartilhar dados, contatos, fotos, vídeos e aplicativos. Mas não entenda como um envio de arquivos ( semelhante ao Bluetooth ) de um para o outro, pois somente alguns dispositivos conseguem enviar fotos e vídeos entre si, o que o ocorre é que um dispositivo por enviar a url de um vídeo do YouTube à outro dispositivo, e ocorre do mesmo modo com aplicativos, onde o link da Play Store é enviado ao receptor, não o arquivo APK ( do contrário seria pirataria ); Facilitar pagamentos, permitindo que o usuário simplesmente aproxime o dispositivo do leitor NFC que fará uma cobrança em sua conta do Google Wallet que, por sua vez fará a cobrança nos cartões de créditos da sua conta do Google;
Se você ainda tem NFC, mas quer provar como seria o compartilhamento de informações por aproximação, experimente instalar o Qikshare, um serviço que permite compartilhar entre Android, iPhone, iPad, PC, Mac ou Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário