Solução #3 – Acertar a Data e Hora do Android
O Google sempre verifica a data e hora do seu dispositivo quando você tenta utilizar a loja de aplicativos. Por isso essa informação deve estar sempre correta para que você possa fazer seus downloads e navegar normalmente no aplicativo.
Se a data do seu dispositivo está incorreta, acesse as configurações do Android, depois role a página até a opção “Data e hora” e por fim modifique as opções “Definir data” e “Definir horário”.
Solução #4 – Reinstalar o Aplicativo Play Store
Na solução #2 você aprendeu como acessar as informações do aplicativo Play Store, pois saiba que na mesma tela há um botão chamado “Desinstalar atualizações”. Feito isso, baixe o APK da última versão da Play Store e faça a instalação do mesmo.
Solução #5 – Conexão Wi-Fi ou Dados Móveis ( 3G/4G )
Nesse tipo de solução temos dois cenários:
- Por algum motivo você ou seu dispositivo simplesmente está desconectado da rede Wi-Fi ou 3G/4G ( Na maioria dos casos isso aconteceu devido ao usuário ter ativado o modo avião ). Nesse caso a solução é simples: Conecte-se em uma rede Wi-Fi ou Habilite os Dados Móveis no dispositivo.
- O Wi-Fi pode estar mal configurado, por isso confira o tutorial Como Diminuir a Queda Constante da Conexão WiFi no Android.
Solução #6 – Proxy e VPN
Esse cenário pode passar despercebido por muitos usuários, visto que conseguem acessar sites e diversos serviços online quando conectados por proxy ou VPN no Android, mas por algum motivo o Play Store simplesmente não consegue carregar. Então siga os passos:
- Vá até a configurações do Android, depois toque em Wi-Fi ( ou Wireless e Conexões de Rede ), altere a conexão atual e remova qualquer tipo de proxy;
- Desconecte-se de qualquer VPN ( tanto pela configuração ou nativa ) ou via aplicativo de terceiros.
Solução #7 – Apague o Arquivo hosts
Você só poderá seguir esse método se tiver o root habilitado no dispositivo. Se você tem esse recurso habilitado, utilize um gerenciador de arquivos root ( como o Root Explorer ou ES File Explorer ) e depois:
- Acesse a pasta /root/system/etc
- Apague o arquivo hosts.txt
Solução #8 - Factory Data Reset
O precedimento de Factory Reset é certamente a última opção à seguir quando algum aplicativo ou configuração do sistema não voltar ao normal pelos métodos convencionais. Mas tenha em mente que o Factory Reset apaga todas as informações do dispositivo, reconfigurando o Android com as definições de fábrica.
Antes optar por esse método é recomendável realizar uma série de backups no Android seguindo os tutoriais abaixo:
- Nandroid Backup – Como Fazer Esse Backup no Android?
- Como Fazer Backup de Fotos e Vídeos no Google+
- Como Fazer Backups de Dados com sua Conta Google
- Aplicativo SMS Backup & Restore Salva Todos os Seus SMSs
Tenho certeza que ao menos um dos métodos citados aqui resolverá seu problema e você conseguirá baixar seus aplicativos, jogos, filmes e livros na Play Store.
Você conseguiu resolver o erro de sem conexão no seu dispositivo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário