Compartilhando Internet 3G por WiFi para Androids até 3.0
No exemplo abaixo utilizamos o Gingerbread (Android 2.3). E para habilitar o compartilhamento WiFi devemos acessar as configurações, depois tocar em “Conexão sem fio e rede” e na sequência “Configurações Wi-Fi”:

Logo no topo da tela existe a opção “Roteador Wi-Fi”, toque no checkbox que está a direita e confirme a solicitação “Desconectar Wi-Fi para utilizar o Roteador Wi-Fi?”:

Agora que habilitamos o recursos, temos que prosseguir para as configurações da rede propriamente dita. Toque na opção “Configurações de Roteador Wi-Fi” para visualizar as informações da rede sem fio.

Perceba que no campo SSID de rede já existe um nome pré-definido pelo Android, mas você pode escolher o nome que desejar. A próxima configuração é a Segurança do Wi-Fi, por padrão ela está definida como “Open”, ou seja, a rede não pedirá senha para se conectar.
Mas não é interessante deixar a rede aberta, por isso toque no combo de segurança, escolha a opção “WPA2 PSK” e abaixo defina uma senha.

Para finalizar é só tocar no botão “Salvar” e pronto, a partir de agora você tem em mãos umroteador Wi-Fi criado pelo robozinho verde.
A única limitação de recurso é quantidade de MBs que você pode utilizar no seu plano. Sendo assim, esse recurso só deve ser usado só quando for realmente necessário e para tarefas do tipo:
- Acessar um e-mail.
- Respondar um tweet ou comentário no Facebook.
E esqueça desse funcionalidade se quiser:
- Navegar um longo tempo nas Redes Sociais.
- Assistir vídeos no YouTube ( Recomendo que leia o tutorial Como Baixar Vídeos do YouTube no Android ).
- Enviar anexos grandes por e-mail ( Leia também Como Desabilitar Download de Anexos no Gmail em Redes Wi-Fi ).
Tenho certeza de que você já é um usuário vacinado e sabe que recursos usar para aproveitar ao máximo sua experiência com dispositivos Android.
Dicas Extras
Ao habilitar o roteador WiFi no Android a sua conexão automaticamente é reservada para comunicação entre seu dispositivo e o PC ou qualquer dispositivo conectado à rede que criou.
Porém existe um aplicativo chamado WIFI Tethering Network Sharing que possibilita a criação de tethering também por Bluetooth, permitindo mais flexibilidade na hora de compartilha sua conexão à internet.
O aplicativo é gratuito na Play Store, mas exige que você tenha root habilitado no Android. Vale a pena testar o FoxFi WIFI Tethering:
Última Dica: O Android e os dispositivos em geral estão tão avançados que é possível transformar seu smartphone ou tablet em um servidor completo. Seguindo o artigo indicado você poderá levar no bolso diversos serviços úteis para profissionais de TI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário