O que é um IMEI?
IMEI é a sigla usada para abreviar o termo International Mobile Equipment Identity ou Identidade Internacional de Equipamento Móvel, sendo assim é praticamente impossível encontrar um dispositivo com a mesma identidade que o seu em qualquer lugar do planeta.
Podemos também fazer um paralelo com MAC Address das placas de redes encontradas no desktops, notebooks e servidores, pois também trata-se de uma impressão digital quando se está conectado à qualquer tipo de rede.
Saindo um pouco dos termos mais simples, o IMEI é um código do tipo USSD que está armazenado no terminal, sendo o responsável pela transmissão de dados em dispositivos móveis.
O USSD pode ser comparado ao SMS, pois ambos transmitem e recebem dados, mas enquanto o SMS envia e recebe mensagens de texto, o USSD se comunica através do envio de informações de dispositivos, como o número de série, fabricante, etc.
Qual a utilidade prática do IMEI?
Como Descobrir o meu IMEI?
Os dispositivos Android possuem diversos que funcionam como atalhos para obter informações de software e hardware. No nosso caso, temos que digitar o código *#06#* no telefone e tocar no botão para chamar (como se você fosse “ligar”), mas em alguns dispositivos o IMEI aparecerá assim que digitar o código por completo.
Existem mais três maneiras de descobrir o IMEI do dispositivo, uma é procurar na embalagem do mesmo, a segunda maneira é verificar a etiqueta que está na bateria (isso se o dispositivo tiver bateria removível).
Por último (e talvez o mais fácil) é através da sua Conta Google (a mesma que usa a Play Store no dispositivo), basta acessar https://www.google.com/settings/dashboard, procurar pela sessão Android, encontrar o modelo do seu dispositivo e conferir o código IMEI logo abaixo:

Não consigo obter meu IMEI, e agora?
Muitos usuários relatam que perderam o código IMEI dos seus dispositivos após instalar uma ou mais ROMs. Se isso aconteceu com você, provavelmente não conseguirá mais realizar chamadas, enviar SMS, conectar-se nas redes 3G/4G e todos os serviços que usa no dia a dia. Nesse caso não há o que fazer a não ser procurar uma assistência técnica mais próxima.
Uma dica importante para manter seu IMEI é fazer um backup da pasta que contém essa informação. Você pode fazer um backup só da pasta EFS ou uma cópia completa da ROM para ter certeza que não perderá nenhum informação se alguma experiência der errado, aprenda como fazer esse tipo de backup no tutorial Nandroid Backup – O Que é Como Fazer Esse Backup no Android?.
Esse backup é muito simples, basta copiar a pasta /efs (ou seja, a “/” representa a raíz e efs e pasta em sí). Faça a copia dessa pasta para o cartão SD, PC ou pendrive, e se algo der errado, copie a pasta efs no mesmo lugar que estava.
E então, conseguiu encontrar seu IMEI no Android? Já teve problemas ao procurar pelo IMEI? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário